“A língua presa pode prejudicar a movimentação da língua do bebê durante a amamentação, comprometendo o seu sucesso, além de gerar dores, fissuras e até baixo ganho de peso. Futuramente pode comprometer outras funções, como mastigar, engolir e falar.”

O teste da linguinha é um exame que possibilita diagnosticar se o frênulo da língua está alterado, ou seja, se o bebê tem a linguinha presa.

É uma alteração comum, em que uma pequena parte de tecido, que deveria ter sumido durante o desenvolvimento embrionário, não some, permanecendo na parte de baixo da língua e segurando os seus movimentos.

Na amamentação a movimentação da língua é de extrema importância, pois ela cria a pressão negativa necessária para a retirada do leite da mama. O frênulo segura a movimentação da língua, limita seu movimento, gera fadiga muito rápido, deixa a movimentação instável e desorganiza a sua movimentação. Quando isso acontece, o bebê, na tentativa de retirar o leite da mama, pode começar a morder o mamilo da mãe, momento em que geram as fissuras mamilares e ele acaba fazendo muito esforço para uma sucção ineficiente, que está relacionada com o baixo ganho de peso e até com a baixa produção de leite.

O teste da linguinha é eficaz, rápido e não dói!