O seu bebê engasga enquanto mama ou com saliva frequentemente? Fica com resíduo de leite ou alimento na boquinha? Cansa muito rápido demonstrando esforço respiratório para mamar ou se alimentar, demonstrando irritabilidade e com ruído e secreção? Baba bastante? Cuidado, seu filho pode estar com disfagia!

O seu bebê engasga enquanto mama ou com saliva frequentemente? Fica com resíduo de leite ou alimento na boquinha? Cansa muito rápido, precisa de esforço respiratório para mamar ou se alimentar, demonstrando irritabilidade e com ruído e secreção? Baba bastante? Cuidado, seu filho pode estar com disfagia!

Disfagia é a dificuldade de engolir (deglutir) dificultando a amamentação ou alimentação.

Em qualquer fase da vida a deglutição precisa ser segura, caso contrário, pode trazer sérios prejuízos para a saúde.

Para que a amamentação ocorra de forma segura é necessário que uma complexa integração das funções de sugar, deglutir e respirar funcionem em perfeita harmonia. O movimento que a boquinha do bebê faz no momento da amamentação vai preparando a musculatura para outras funções que vão exigir uma movimentação mais complexa, como a mastigação.

Para a alimentação, a dificuldade aumenta, pois a criança vai precisar degradar o alimento na boca, ter o controle motor oral de juntar ele em cima da linguinha para preparar para deglutição.

A disfagia além de causar inúmeros prejuízos na saúde do bebê, ela também gera desprazer e insegurança na hora da alimentação, tanto na criança como nos pais, e causa prejuízos no desenvolvimento sensório motor oral, nutricionais e psicológicos.

Quando há disfagia é necessário um tratamento fonoaudiológico para adequar a sensibilidade e a musculatura dessa boquinha para que o processo ocorra de forma segura, fazendo com que o momento de amamentação e alimentação ocorra de forma saudável e prazerosa.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/12″][/vc_column][/vc_row]

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?