Muito além de saber o quanto faz bem para o desenvolvimento de seus pequenos, é importante que as mães saibam o quanto amamentar pode ser importante para a própria saúde. O aleitamento materno pode prevenir doenças e melhorar o bem-estar em diversos aspectos. Por isso separamos 05 benefícios da amamentação para a saúde materna. Confira:

 

 

  1. Vínculo com o bebê

 

Estar presente, observar, conversar com o pequeno no momento da amamentação é tão importante para ele quanto para a mãe. Ter a possibilidade de alimentar o próprio filho e saber aproveitar esse momento é muito enriquecedor para ambas as partes ao longo de todo o desenvolvimento da criança. Por isso é importante evitar se distrair com outros objetos, celular, tablet ou televisão e procure estar presente de corpo e alma.

 

  1. Liberação de ocitocina

A ocitocina é o hormônio responsável pela contração do útero. Quando se está amamentando este hormônio é liberado mais rapidamente, fazendo com que o tamanho do útero seja reduzido, libera a placenta e faz com que o sangramento pós parto diminua minimizando, assim, as chances de a mãe sofrer de anemia. 

 

  1. É preventivo contra câncer de mama e ovário

Estudos recentes indicam que amamentação exclusiva pelo período de seis meses previne câncer de mama e ovário nas mães lactantes. 

 

  1. Amamentar ajuda a emagrecer

Quem já foi mãe sabe que amamentar dá muiiita fome, mas também ajuda a emagrecer. Isso acontece porque quando a amamentação é exclusiva, todas as calorias ingeridas pelo pequeno vêm do leite materno e isso pode fazer com que a mãe gaste até 800 calorias por dia. Além disso reduz o risco de diabetes e controla o açúcar no sangue. 

 

  1. Diminui o risco de depressão pós-parto

Existem pesquisas que indicam que amamentar reduz o risco de depressão pós-parto em até 50%. Isso acontece porque quando o leite é produzido, são liberados hormônios que dão à mãe uma sensação de bem-estar e realização. 

Quer saber mais sobre amamentação? Veja também um post sobre o que fazer quando tudo começa a dar errado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *